(11) 95746-5847 | (11) 98085-0028

Desenvolvimento motor infantil: marcos e estímulos

Qual o desenvolvimento motor esperado para crianças de 0 a 24 meses e como estimulá-lo?

O desenvolvimento motor da criança é caracterizado pela aquisição de diversas habilidades que possibilitam o domínio sobre o próprio corpo em diferentes posturas e movimentos. Durante muitos anos, acreditou-se que o desenvolvimento motor dependia apenas da maturação do sistema nervoso central (SNC); porém, atualmente sabemos que esse processo está tanto interligado ao desenvolvimento da criança como um todo (pulmão, coração, etc) e como também ao ambiente. As experiências iniciais da vida com o ambiente estruturam o SNC e auxiliam na transformação das atividades reflexas em habilidades motoras refinadas. Durante a infância e especialmente o primeiro ano de vida, se o bebê for privado desses estímulos ou sofrer alterações no processo de amadurecimento do SNC, o desenvolvimento motor pode ficar comprometido.

Atenção, papais:

Não se deve analisar apenas a presença ou ausência do desenvolvimento de uma competência e/ou habilidade, mas também sua qualidade e frequência nos contextos de vida do indivíduo.

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL:

PRIMEIRO MÊS:
– Reage a sons;
– Produz sons inespecíficos;
– Suga com força e de forma ritmada;
– Postura de flexão de braços e pernas;
– Mantém as mãos fechadas;
– Abre e fecha as mãos ocasionalmente;
– Eleva e gira levemente a cabeça quando de barriga para baixo;
– Chuta de forma recíproca e assimétrica quando deitada de barriga para cima;
– Faz flexão do tronco com a cabeça alinhada quando sentada com apoio.

2 A 3 MESES:
– Balbucia;
– Segue objetos até 180º;
– Sustenta a cabeça quando em pé no colo;
– Sorri socialmente;
– Predomínio de postura simétrica quando deitada de barriga para cima.

ATIVIDADES PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO NESTA FAIXA ETÁRIA:

– Deixar a criança deitada de bruços e estimular para que levante a cabeça para olhar para os pais ou brinquedos. Estimular com brinquedos coloridos para que olhe para a frente e para os lados;
– Deitar a criança de lado para que possa levar as mãos para o centro e explorar seu próprio corpo. Pode ser estimulada a virar-se para os lados iniciando o movimento pelos ombros ou pernas;
– Oferecer brinquedos com cores contrastantes para estimular a criança a tentar pegá-los. Caso não tente, estimular passando-o pelo dorso de sua mão e depois entregar a ela. Apoiar a cabeça, se a criança ainda não conseguir controlar;
– Estimulação do controle da cabeça: sentar-se com as pernas fletidas e apoiar a criança sobre suas pernas, com os braços e joelhos da criança dobrados. Incentivá-la a tentar levantar a cabeça e a parte superior do corpo. NÃO PUXAR a criança para a posição sentada! Mexa ligeiramente suas pernas para incentivar as reações de equilíbrio.

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL:

– Busca fonte sonora;
– Brinca com as mãos na linha média;
– Tenta pegar objetos suspensos;
– Interage com a mãe com um diálogo próprio;
– Sustenta a cabeça;
– Traz os pés em direção à boca (deitado de barriga para cima);
– Tem a musculatura abdominal ativa;
– Pivoteia (deitado de barriga para baixo, gira ao redor do próprio eixo para alcançar objetos);
– Mantém a linha média dos membros superiores;
– Segura brinquedos/objetos com as duas mãos;
– Emite sons vocálicos;
– Senta-se com apoio;
– Segura e procura o objeto removido de sua mão;
– Localiza o som lateral para ambos os lados;
– Percebe e explora objetos com a boca;
– De bruços, levanta a cabeça e olha à sua volta;
– Eleva o tronco com os cotovelos em extensão (deitado de barriga para baixo).

ATIVIDADES PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO NESTA FAIXA ETÁRIA:

– Procurar outras posições para a troca do vestuário, promovendo novas experiências e rotações do tronco;
– Deitar a criança de bruços para favorecer a extensão do tronco;
– Oferecer brinquedos de lado para facilitar a transferência de peso e o alcance do brinquedo;
– Estimular a rotação e a elevação do tronco dos dois lados;
– Para estimular a transferência de peso e o alcance de objetos de barriga para baixo, oferecer um brinquedo do outro lado;
– Sentá-la com as pernas esticadas, colocar as pernas da criança ligeiramente afastadas e esticar os seus joelhos. Pode dar algum apoio para as costas, se necessário;
– Ajoelhar-se atrás da criança sentada, dando o apoio necessário em torno dos quadris ou apoiá-la com os joelhos. Incentivá-la com diferentes objetos e brinquedos. Ajudá-la o mínimo possível, apenas guiando os movimentos.

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL:

– Eleva o tronco com os cotovelos em extensão (de barriga para baixo);
– Sustenta posição quadrúpede;
– Traz objetos para a linha média;
– Mantém objetos nas mãos com preensão palmar e radial;
– Rola;
– Emite sons silábicos;
– Transfere-se de sentado para quadrúpede;
– Tem ou já teve reação de esquiva mediante estranhos;
– Localiza sons acima e abaixo do nível do ouvido;
– Entende palavras e ordens simples;
– Senta sem apoio;
– Reação de proteção para a frente e para os lados presente (quando sentada);
– Inicia reação de proteção para trás (quando sentada);
– Transfere-se do deitado (de barriga para cima) para o sentado;
– Desloca-se arrastando ou engatinhando.

ATIVIDADES PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO NESTA FAIXA ETÁRIA:

– Colocar uma toalha enrolada ou cunha (ou mesmo ajudá-la com as suas mãos) a manter-se com os cotovelos esticados durante brincadeiras de barriga para baixo;
– Incentivar a criança, oferecendo brinquedos acima de sua cabeça, favorecendo ainda mais a descarga de peso e a elevação de tronco;
– Favorecer a rotação de tronco, apoiando a criança sobre a perna e oferecendo brinquedos abaixo e na lateral. Estimulá-la a sustentar o tronco contra a ação da gravidade;
– Estimular a criança a alcançar um brinquedo atrás dela a fim de estimular o equilíbrio sentada;
– Incentivar a descarregar o seu peso por igual nos braços e nas pernas em uma posição de engatinhar. Pode-se apoiar o tronco anterior, se necessário;
– Enquanto estiverem sentados no chão, passar a criança para a posição de gato, girando o tronco dela e apoiando-o em sua perna, para ambos os lados.

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL:

– Permanece em pé, apoiando-se;
– Alterna da posição sentada para quadrúpede e em pé;
– Anda com apoio seguro pelas mãos;
– Marcha com base alargada e membros superiores elevados;
– Agacha e levanta;
– Reage a ordens: “tchau”, “não”, “vem”;
– Imita movimentos com o corpo, aponta o que quer;
– Brinca de esconder e achar, tirar e por;
– Pega pequenos objetos com a ponta dos dedos em pinça (polegar/indicador).

✔ ATIVIDADES PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO NESTA FAIXA ETÁRIA:

– De joelhos e com extensão do quadril, é a postura mais próxima do ficar em pé. A criança desenvolve o equilíbrio e o controle em torno do quadril. Segurando-se em móveis como sofá ou cadeira, a etapa seguinte é permanecer em pé;
– Incentivar a criança a levantar-se endireitando os joelhos e ficando em pé;
– Incentivar a criança a se agachar para pegar objetos no chão, levantando-se em seguida. Fornecer apoio, se necessário;
– Treinar o equilíbrio em pé, reduzindo gradualmente o apoio, até que a criança consiga permanecer em pé sozinha.

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL:

– Começa a tirar peças de roupa (meia, sapato) e ajuda a vestir-se;
– Mastiga alimentos sólidos;
– Fala algumas palavras e compreende ordens simples;
– Explora ativamente o ambiente;
– Anda sozinho sem apoio;
– Arrasta-se para subir degraus.

ATIVIDADES PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO NESTA FAIXA ETÁRIA:

– Brincadeiras que envolvam o raciocínio (brinquedos de encaixar, que envolvam formas, cores e tamanhos);
– Balanços, escorregadores e outras opções que estiverem disponíveis, para estimular o equilíbrio e o desenvolvimento da força muscular e consciência corporal;
– Músicas sobre as partes do corpo e as atividades de vida cotidiana;
– Brincar de subir e descer de móveis (cama, sofá, cadeira) para que a criança aprenda a fazê-lo de forma controlada e segura.

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL:

– Corre;
– Arrasta-se de costas para descer degraus altos;
– Sobe e desce escadas segurando no corrimão;
– Encontra objetos escondidos;
– Imita;
– Realiza jogo simbólico com objetos e bonecos;
– Compreende expressões com múltiplas palavras.

ATIVIDADES PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO NESTA FAIXA ETÁRIA:

– Quebra-cabeças simples, com poucas peças e outros jogos de encaixar que envolvam lógica e raciocínio;
– Brincadeiras de o mestre mandou (imitação e/ou comando verbal), que envolvam atividades e partes do corpo em sequências simples de movimento;
– Esconde-esconde, caça ao tesouro;
– Circuitos de obstáculos (podem ser montados com móveis, lençóis, tapetes, almofadas, cadeiras – fazer túneis, obstáculos para desviar, pular, passar por cima, etc);
– Estimular brincadeiras de imaginação e também a convivência e o brincar com outras crianças da mesma idade.

⚠ O importante nessa idade é estimular a criatividade da criança e do cuidador, inventando juntos novas brincadeiras e aprendendo o que cada um gosta e se diverte fazendo!

Meu filho não apresenta marcos de desenvolvimento esperados para sua idade. O que fazer?

Calma, papais. Antes de tudo, é necessária uma avaliação minuciosa por profissional treinado e qualificado. A equipe da Multi Sensorial pode te ajudar nessas horas. Agende uma visita com a gente!

Fonte: Fisioterapia neonatal e pediátrica / Coordenadoras Cristiane do Prado, Luciana Assis Vale. – Barueri, SP: Manole, 2012.